quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Círculo cromático



As cores são classificadas em 3 categorias:  primárias, secundárias e terciárias.

  • Primárias: Vermelho, azul e amarelo. Não resultam da mistura de nenhuma das cores.
  • Secundárias: Laranja, roxo e verde. São resultantes da mistura de duas cores primárias.
Uma vez escolhida a cor básica, fica fácil criar diferentes versões de uma mesma família. O que precisa é combinar a cor escolhida com uma cor neutra, seja para clareá-la ou escurece-la.
Clareamento: cor obtida através da adição do branco
Sombra: cor obtida da adição de cinza
Quanto mais cinza de adicionar à cor , mais neutra ela se torna.
Quando se tratamos de esquema de cores, as complementares são as mais simples. Se encontram em direções opostas no círculo cromático.
Uma cor atua como dominante e a outra como um atenuante.
Combinações como vermelho e verde, azul e laranja, amarelo e roxo são contrastantes, o que significa que é melhor utilizá-las em pequenas doses e quando quiser chamar a atenção para um elemento particular do design de seu interior. Lembre-se de utilizá-las com muitas cores neutras, pois é importante que o seu olho tenha espaço para descansar. O impacto do contraste das cores pode ser agressivo se exagerar.
Outro esquema de cores complementares é a decomposta. Deve primeiro escolher o seu tom de base. A seguir, ao invés de escolher a cor que está logo a frente da roda das cores, você escolhe os dois tons que estão ao lado desta cor oposta. Esses tons irão proporcionar uma sensação de mais equilíbrio para o ambiente.
Vai ter o impacto visual de cores ousadas, mas será capaz de incorporar mais cores sem depender dos neutros para acalmar o espaço. Funciona melhor quando usa a cor de base como cor dominante. No entanto, ao invés de escolher um tom saturado, tente se concentrar em uma cor mais delicada. Assim poderá abusar mais dos outros dois tons em alguns lugares.

Nenhum comentário: